quinta-feira, 27 de agosto de 2015

BACEN aconselha: Consumo Planejado e Consciente

 
 
Muitas vezes, queremos consumir mais do que nossa renda atual nos permite. Muitos não conseguem se controlar e acabam se endividando. Consumir não é errado. Pelo contrário, o consumo atende a nossas necessidades e nossos desejos. O consumo possibilita-nos alcançar os sonhos, como realizar a viagem tão desejada. Para evitar que o dilema entre o querer e o poder nos coloque em uma enrascada financeira, devemos planejar o consumo.
 
Ponha em prática:
  • Mude seus hábitos, para consumir mais e melhor. Pequenas mudanças no seu comportamento diário podem levar a grandes resultados. Comece hoje mesmo!
  • Tenha disciplina e compromisso. Ao controlar seus impulsos de consumo, o maior beneficiário será você mesmo. Além disso, você irá contribuir para a sustentabilidade do ambiente.
  • Planeje suas compras parceladas. Quando você anota suas prestações para os meses futuros, torna-se mais consciente do quanto sua renda já está comprometida. Isso evita compras parceladas em excesso e protege contra problemas de se endividar.
  • Reconheça as estratégias de vendas. Ao tomar consciência do que o marketing e o comércio fazem, você estará mais capaz de resistir às tentações do consumo e das armadilhas que aparecerem.
  • Adote um estilo de vida saudável, em vez de se guiar apenas por modismos ou status social. Estar consciente do que é importante para suas necessidades ajuda nas decisões de consumo.
  • Não amasse ou rasgue as cédulas, nem escreva nelas. Quando você conserva as cédulas em bom estado, mais tempo elas irão durar, circulando nas compras e vendas, custando menos para você e para sociedade.
Para aprender mais, o  Banco Central disponibiliza gratuitamente o Curso Online de Gestão de Finanças Pessoais.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário